“Amanhã eu vou fazer 90 abdominais!”

“Hoje eu vou comer só meia barra de chocolate!”

“Amanhã eu vou arrumar meu guarda-roupa, lavar as roupas e organizar o armário da cozinha!”

O amanhã chegou! O hoje está aí e você não fez nada do que prometeu! Sabe o que é mais louco disso tudo? Você tá se achando um fracassado, ou uma fracassada! Sua cabeça está te julgando como aquela tia sem noção no almoço de família, dizendo que você é fraca, sempre promete a mesma coisa, mas nunca cumpre.

Então você observa todas as outras vezes em que prometeu coisas pra você mesmo e falhou. Observa que vem fazendo aquilo há ANOS! E nesse ponto da vida não importa quantas conquistas você atingiu. Você é a pessoa mais fracassada do mundo.

O que você não consegue enxergar é que SUAS METAS ERAM RIDÍCULAS! Não que você não fosse alcança-las, você iria. Só que é impossível querer sair do zero e ir direto ao 10. Até os melhores carros levam tempo para ir do zero ao cem!

E aí, você quer se transformar de sedentário extremo ao Usain Bolt, do dia para a noite. Você quer sair de uma rotina de trabalhar 9 a 12 horas sentado o dia todo para fazer 100 abdominais, 30 minutos de caminhada e ainda ir a uma festa depois. NÃO-VAI-ROLAR!

TENHA OBJETIVOS ALCANÇÁVEIS

Você pode SIM querer atingir qualquer objetivo, mas trace objetivos TANGÍVEIS, ou seja, que você consiga alcançar. Você vai conseguir fazer 90 abdominais mas, tem mesmo que ser de uma vez? Já ouviu aquele ditado “de grão em grão, a galinha enche o papo”? Pois é a mais pura verdade. E digo mais: se você adapta sua cabeça para progredir de pouco em pouco, de gota em gota o balde VAI ENCHER!

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Você se propõe a fazer 1 abdominal hoje, 2 amanhã, 3 daqui a uma semana. Quando menos esperar, estará fazendo 30 por dia. Daí a uns meses, 90 por dia.

Se você deixar de comer 1 quadradinho de chocolate por dia hoje, amanhã 2, na próxima semana 3, da mesma forma. Quando menos esperar estará comendo apenas um quadradinho de chocolate por dia.

Uma caminhada de 1000 passos, sempre, veja bem, SEMPRE começa com o primeiro!

O grande problema é pensarmos no objetivo final, em como alcançaremos aquele grande objetivo, como completaremos aquele grande projeto. “Meu Deus do céu, como eu vou juntar 10 mil reais?” Começando juntando 10, ora! Depois esses 10 viram 20, que viram 30, que viram 100 e assim vai.

SUA MENTE É COMO FALAVAM NOS DESENHOS ANIMADOS

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Sabe aquele clássico desenho do anjinho discutindo com o diabinho na sua cabeça? Pois é, eu tenho uma notícia pra você! Aquilo é bem verdade, tá? E o diabinho é quem ri de você e pensa “grandes merdas correr durante 30 segundos, tem gente que corre 42km”. Estamos sempre nos comparando com as pessoas e subjugando nossas capacidades, medindo nossas capacidades com parâmetros irreais. Olhamos para uma colega que frequenta a academia há 10 anos e decidimos que queremos ficar igual a ela. Ignoramos a dor que ela sentiu, os sacrifícios que teve que fazer e principalmente, que de pouco em pouco ela enchia seu baldinho com as gotas indo à academia, comendo menos açúcar, meditando, etc.

Então podemos ver alguns problemas aqui:

Comparação com outras pessoas

Não se compare. A única comparação que deve ser feita é entre o seu eu do passado com seu eu do presente. Isso sim deve ser levado em consideração se você quiser se avaliar, mas, ainda assim, se você se julgar pior que já conseguiu ser, SE PERDOE e tente ser alguém melhor para si.

Exigência mental elevada

Não queira correr uma maratona de uma vez. Grandes projetos começam com pequenos rascunhos. Estude seu objetivo e o divida em pequenos objetivos até que você consiga atingir cada pequena meta. Se você quer correr 5 km, comece correndo 15 metros. Se sentir que consegue mais, avance. Se for demais, recue. Recuar e não ser exigente está diretamente ligado com o próximo tópico.

Falta de humildade

Seja humilde se precisar recuar. Recuar não significa que você é pior ou melhor que alguém. Recuar não é um fracasso. Recuar é um ajuste. Costumamos não ter muita noção de onde podemos partir. Se você quer ser um corredor de maratona e começa correndo 5 km porque acha que dá conta, ok. Mas saiba que se você começar a ter dores no peito nos primeiros 1 km ESTÁ TUDO BEM! Basta um ajuste e logo logo você estará correndo seus 5 km. Repita comigo: RECUAR É SINAL DE HUMILDADE!

Então, não esquenta, ok?

Vá aos poucos

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Dê um passo de cada vez. O tempo vai passar de qualquer forma e é melhor que você dê 1 passo ao invés de nenhum.

Se compare com sua pior fase

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Veja onde você está agora e onde já esteve. Com boa dose de certeza, sua vida melhorou em alguns aspectos. Procure se lembrar das dificuldades que hoje já não existem, elas nos fazem lembrar como estivemos em fases piores e nos ajuda a enxergar valor no presente.

Valorize as pequenas vitórias

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Arrume sua cama e se parabenize por ter conseguido. Coma apenas 95% daquele doce ao invés de devorá-lo por completo e veja como você teve auto-controle. Faça um agachamento e se sinta em direção a uma vida saudável. Se parabenizar pelas pequenas conquistas é tão importante quanto nas grandes vitórias.

 

 

 

 

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