O brasileiro gasta em média 40 DIAS por ano em trânsito nas grandes capitais!

Esta informação é de uma matéria do Portal R7, feita em janeiro de 2018. Trãnsito é um saco mesmo. Ninguém gosta de passar horas e horas preso dentro de um veículo, seja ele um ônibus ou um carro.

giphy22

Infelizmente, com o aumento do número de veículo nas ruas, acabamos passando mais e mais tempo no trânsito. Um levantamento do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que o Brasil já possui 1 carro para cada 4 habitantes. Se assumirmos o número de pessoas no Brasil como 200 milhões (são 207,7 na verdade), temos 50 milhões de veículos no país todo! É MUITO MEIO DE TRANSPORTE!!!

Um outro fator que ajuda e muito a piorar o trânsito é que quase todo mundo mora longe de onde trabalha. Tem gente que trabalha 20 km de distância de onde mora. E aí a história é triste. A pessoa tem que pegar 2 ônibus. Uma outra pessoa pega o metrô e depois um ônibus. Há também o fator horário. Coordenar horários é muito difícil, o que faz que as pessoas saiam de casa com 1 carro e 4 lugares vazios. O problema é que isso acontece com muita, mas MUITA gente!

Tempo livre não precisa ser tempo improdutivo

Quanto do seu tempo livre você gasta ouvindo música ou zapeando as redes sociais? Provavelmente você entra no ônibus, consegue um lugar para se sentar (quando tem sorte), pega o celular, coloca aquela música marota e começa a navegar no Facebook, no Instagram e a responder as mensagens no Whatsapp.

giphy23

Mas e se eu te disser que você pode aproveitar esse tempo todo no trânsito para ser produtivo?

UAU! Mudei sua vida, pode falar!

Brincadeiras à parte, gosto de citar aquela frase antiga, que não sei de onde veio: “se a vida te der limões, faça uma limonada”. Quando temos pouco tempo, precisamos trabalhar com o que temos ao invés de reclamar e esperar que a situação mude porque estamos bravos. Nossa cabeça também não ajuda! A gente se acostuma tanto a realizar determinadas atividades, que mal temos ideias de como poderíamos fazer diferente. O famoso “pensar fora da caixa” é isso. Mas como eu sei que às vezes, sufocados por uma rotina pesada, não conseguimos sequer pensar em como aproveitar melhor nosso tempo no trânsito, vou te ajudar a ter algumas ideias.

giphy24Se estiver de ônibus

giphy26

Carregue um livro na bolsa/mochila

Ter um livro sempre à mão evita que você tenha tempo livre e não possa progredir com suas leituras. Se você gosta de ler, é uma ótima sacada aproveitar o tempo no trânsito para isso. Se você não é um leitor assíduo e andava perdendo esse tempo no trânsito fuçando redes sociais, é uma ótima oportunidade para começar a tornar seu tempo ainda mais produtivo. Leituras longas estimulam áreas do cérebro que não são ativadas quando estamos apenas passando o feed das mídias sociais, além de melhorar nosso vocabulário e nossa interpretação de texto.

Atualize suas séries no Netflix

A Netflix, plataforma de séries e filmes online, além de ser maravilhosa por permitir que possamos assistir a diversos conteúdos audiovisuais pagando pelos direitos autorais no valor da mensalidade, ainda te deixa BAIXAR ESTE CONTEÚDO. Isso não é demais? Você pode baixar episódios da sua série preferida e assistir enquanto vai para o trabalho/faculdade.

Assista a videoaulas

Se você está fazendo algum curso, aliar o tempo no trânsito à sua necessidade de assistir a todas as aulas é uma ideia e tanto! Videoaulas vem aos montes e o tempo em que gastamos em transportes também. Para quem estuda para concursos, faculdade ou mesmo em outros níveis educacionais, aproveitar esse tempinho livre para colocar a matéria em dia é uma ótima opção.

Coloque os vídeos do Youtube em dia

Se seu pacote de internet não tem muitas limitações, aproveite o tempo parado atrás dos carros para colocar em dia aquela playlist que você montou no Youtube mas nunca tem tempo de ver. Assim, você fica em dia com seus vídeos de lazer também!

giphy24Se você estiver de carro

giphy25

Se não pode ler livros enquanto dirige, escute!

Audiobooks são a nova febre do momento. É uma maneira bacana de colocar a “leitura” em dia, quando você não pode abrir mão de dirigir no dia a dia. Se você está de carro, mas não é um dos passageiros, encontre um bom cabo de áudio, baixe um aplicativo de audiobook para seu telefone e curta seu aprendizado enquanto encara o famigerado trânsito.

Aproveite tudo que puder aprender em áudio

Assim como há livros narrados, você também encontra aulas neste formato. Há aulas em áudio, como por exemplo legislações que são gravas para que o público cego tenha acesso a informação. No site do Senado Federal, por exemplo, você encontra as mais variadas legislações gravadas em áudio com download gratuito. Você também pode ouvir os vídeos que não precisam que você veja o conteúdo. Quem nunca somente ouviu um vídeo no Youtube, não é mesmo?

Por último, mas não menos importante, abuse dos podcasts. Podcasts são como programas de rádio, mas gravados. Em geral, discute-se um tema com a participação de um ou mais convidados. Há podcasts sobre diversos assuntos hoje em dia, como produtividade, otimização pessoal, política, direito civil e vários outros assuntos.

Agora que eu já te dei esse monte de ideias, vai preparando o que for necessário para que seu tempo no trânsito seja mais produtivo, anda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s