Todo mundo tem 24 horas durante o dia. Isso é um fato irrefutável. Entretanto, parece que nosso tempo não rende, não é mesmo?

giphy55

Tempo é, hoje, um dos recursos mais valiosos existentes. Ele é valioso porque é escasso  e quando é seu, não pode ser negociado. Você pode comprar o tempo de outra pessoa. Pode fazer coisas mais rapidamente e poupar seu tempo, mas você definitivamente, não pode comprar mais horas no seu dia!! Quando pensamos em um dia de 24 horas para uma rotina considerada normal, costumamos nos questionar porque algumas pessoas conseguem realizar tantas atividades durante um dia e nós não.

Você:

  1. Acorda
  2. Toma banho e se arruma
  3. Prepara e toma seu café
  4. Se desloca até o trabalho
  5. Trabalha 8  a 12 horas por dia
  6. Se desloca pra casa
  7. Come novamente enquanto assiste alguma coisa na TV
  8. Toma um banho
  9. Dorme

Quando chega o final de semana parece que a situação fica pior. Você acorda no sábado e quando se dá conta é domingo à noite. Quantos finais de semana já se passaram que me deixaram com a sensação de que eu mal sabia o que estava acontecendo?

giphy56

Quem trabalha fora e chega tarde em casa costuma deixar as tarefas domésticas se acumularem com grande frequência. Ainda que a vida não se transforme completamente em caos, é muito incomum estarmos em dia com as tarefas domésticas. Além disso, não é raro realizarmos tarefas e quando percebemos, ela nos tomou um grande período da manhã, tarde ou noite. Com este último problema eu costumava sofrer muito.

No dia a dia, tento otimizar minha rotina para que eu aproveite o máximo possível do tempo disponível. O que acabei descobrindo durante essas tentativas de otimização foi que sempre há como melhorar. Eu descobri as janelas de tempo.

O que são janelas de tempo?

Janelas de tempo são espaços de tempo entre uma atividade e outra, que (em geral) costumam não serem preenchidas por nenhuma atividade, a menos que você faça isso ativamente.

Observando minha rotina, percebi que poderia utilizar estas janelas para fazer pequenas tarefas que antes não eram feitas. Eu costumava utilizar estas janelas de tempo para fazer o que uma pessoa normal costuma fazer: pegar o telefone e ficar “zapeando” na internet até o momento em que a próxima atividade deveria ser feita. Entretanto, quando percebi que havia tempo sobrando no meu dia (e que ele só estava fracionado entre diversas atividades) pude melhorar e muito minha rotina.

Começando pela cozinha

Me lembro bem quando percebi a existência de janelas de tempo: foi quando comecei a cozinhar mais frequentemente. Percebi que precisava esperar o cozimento de uma carne aqui, a água do arroz evaporar ali…

Instintivamente, comecei a preencher este tempo com outras tarefas do jantar que estava sendo preparado. Enquanto a água do arroz evaporava, lavava algumas louças que tinham sido usadas durante o preparado do jantar. Enquanto a carne cozinhava na panela de pressão, picava os legumes que seriam adicionados à receita posteriormente. Parece óbvio, não é? Mas não é! Há pessoas que picam todos os legumes e toda a carne antes de sequer pegar a panela. Desta forma, cozinhar fica mais organizado, mas gasta-se um tempo maior também.

giphy58

Com o tempo, fui percebendo que essas janelas de tempo estavam distribuídas ao longo do meu dia inteiro. Os 3 minutos em que o condicionador age, passaram a ser o tempo para ensaboar o corpo, por exemplo. Você pode se questionar: 3 minutos faz tanta diferença assim? Faz! Se você aproveitar esses espaços ao longo do seu dia todo, com certeza vai conseguir economizar, no mínimo, 30 MINUTOS diariamente. Agora te devolvo a pergunta: 30 minutos a menos no seu dia faz diferença?

Se observarmos bem nossa rotina, há diversos períodos de tempo livres em que mal nos damos conta de como aproveitá-los. Recentemente fiz um texto sobre como aproveitar o tempo no trânsito. O trânsito é um bom exemplo de uma enorme janela de tempo. Você precisa se deslocar! Por que não utilizar esta janela para algo produtivo? Em um trajeto de 1h e 30min de ônibus, você pode:

  • Ler mais de 20 páginas de um livro
  • Ouvir um enorme podcast
  • Ver 3 vídeo-aulas
  • Assistir a 2 episódios da sua série favorita
  • Rezar
  • Organizar sua rotina e ir anotando no celular
  • Jogar no smartphone
  • Escrever em seu blog – aham, eu mesma escrevi boa parte desse texto pelo smartphone, no trajeto para casa

Otimizando a rotina

Há alguns meses, eu costumava preencher boa parte do meu tempo livre com redes sociais, e-mails e etc. Hoje, eu aproveito cada tempinho livre durante minha rotina para fazer as tarefas que preciso. Hoje por exemplo eu já:

  • Aproveitei enquanto o namorado terminava uma tarefa para colocar louça e roupa para lavar
  • Usei o tempo de espera do delivery para passar as roupas da semana

giphy57

Pergunte-se

Talvez você não tenha o hábito de aproveitar cada minutinho da sua rotina por ter dificuldade em decidir ou sequer raciocinar logo de manhã. Para cada habilidade, há de se treinar bastante. Não foi do dia para a noite que consegui melhorar meu tempo utilizado nas rotinas do dia a dia. Antes eu ficava perdida, metia os pés pelas mãos. Mas com o tempo vamos aprendendo a planejar um pouquinho aqui, analisar a tarefa ali, até que conseguimos aproveitar cada fração das nossas horas disponíveis.

Uma dica muito legal é sempre se perguntar, antes de uma tarefa começar, o que você tem que fazer para concluir aquela tarefa. Se você quer assar um bolo, por exemplo, pode se perguntar: o que devo fazer para assar esse bolo? Dividindo a tarefas em etapas, você pode classificar essas etapas em prioritárias, medianas e posteriores. Assim, fica fácil saber o que pode ser feito em janelas de tempo e o que não pode.

giphy59

Tudo na vida é uma questão de treino e persistência. Quando menos esperar, os períodos ociosos serão cada vez mais ausentes na sua vida e você conseguirá realizar muito mais tarefas do que conseguia antes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s