Você vive atrasado! Muita gente vive, eu sei. Acordar de manhã, pegar no tranco e se arrumar em pouco tempo parece uma tarefa impossível. Muita gente se atrasa. Tem gente que até perde boas oportunidades no emprego por não conseguir se adequar a horários, sabia? Toda empresa tem aquela pessoa que é ótima em produtividade e eficiência, mas nunca chega na hora. Há quem afirme, inclusive, que o Brasil é o país do atraso. Se alguém marca uma festa para começar às 19:00, você cronometra o tempo para chegar a partir das 19:30, não é mesmo?

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Em países como Alemanha e Inglaterra, um atraso é extremamente mal visto. Existem diversos países onde se atrasar é uma falta de respeito e, vamos combinar, eles não estão errados. O atraso é a consequência da falta de organização. O tempo, assim como sua comida, é um recurso. Como todo recurso, ele tem que ser administrado. Já deve ter acontecido de você precisar ir ao supermercado no domingo à noite por acabarem alguns mantimentos que você só viu na hora, não é mesmo? Isso acontece pelo mesmo motivo: má administração dos recursos.

Hoje o Ficou Ótimo vai te ensinar a planejar sua rotina para você nunca mais atrasar! 

Se cronometre

Saber quanto tempo você gasta em cada tarefa é ESSENCIAL. Se você não sabe quanto tempo gasta, em média, com suas tarefas, nunca vai conseguir controlar a própria rotina. Observe e anote quanto tempo você gasta no banho, no preparo do café, para tomar seu café da manhã, para se vestir, etc. Você não precisa separar em blocos muito pequenos de atividades. Pode cronometrar, por exemplo, quanto tempo gasta para tomar banho, arrumar o cabelo e se vestir.

Some o tempo gasto em cada atividade e defina seu tempo por rotina

Primeiramente defina quais são seus blocos de rotina. Como assim?

Vou dar um exemplo!

Bloco de rotina 1 (segundas, quartas e sextas – manhã):

  • Acordo
  • Tomo banho
  • Me arrumo
  • Preparo e tomo meu café
  • Saio para trabalhar

Bloco de rotina 2 (segundas, quartas e sextas – noite):

  • Chego em casa
  • Tomo um lanche
  • Leio
  • Assisto vídeo-aulas
  • Preparo meu jantar

Bloco de rotina 3 (terças e quintas – manhã)

  • Acordo
  • Me arrumo
  • Vou para a academia
  • Chego e tomo banho
  • Me arrumo para trabalhar
  • Preparo e tomo meu café
  • Saio para trabalhar

Cada bloco de rotina deve representar o conjunto de atividades que você faz repetidamente por um ou mais dias, durante um ou mais períodos do dia.

Feito isso, é hora de definir quanto tempo você gasta em cada rotina. Se você faz as mesmas coisas todos os dias, sua rotina semanal demora X horas. Se você vai à academia somente às terças e quintas, provavelmente sua rotina nestes dias terá o acréscimo de alguns minutos ou algumas horas.

Vamos a mais um exemplo?

Bloco de rotina 1 (segundas, quartas e sextas – manhã):

  • Acordo – 10 minuto de soneca
  • Tomo banho – 15 minutos
  • Me arrumo – 10 minutos
  • Preparo e tomo meu café – 20 minutos
  • Saio para trabalhar

Total da Rotina 1: 45 minutos gastos durante o período da manhã nas segundas, quartas e sextas.

Tenha controle sobre seu transporte

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Para chegar no horário é essencial que você tenha controle sobre o tempo gasto da sua casa até o seu trabalho. Se você anda de ônibus, tem que saber os horários em que ele vai passar no ponto onde você embarca. Se o seu ônibus passa em intervalos de 20 em 20 minutos, programe sua rotina para chegar na estação até 5 minutos antes do horário previsto. Se você vai de carro, pode utilizar aplicativos como o Waze ou Google Maps, que estimam o tempo necessário para que você chegue ao seu destino. Em ambos os casos é importante incluir de 5 a 10 minutos, pois imprevistos acontecem. Quem já usou o Waze, por exemplo, sabe que ele recalcula a rota e costuma adicionar alguns minutos na previsão de chegada ao destino.

Se o clima e o mês mudam, o trânsito acompanha

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Não sei onde você mora, mas aqui em Belo Horizonte é assim: deu cheiro de chuva, o trânsito piora. As condições climáticas podem interferir na previsão de horário, portanto, esteja atento a isso. Períodos chuvosos tendem a ter mais carros na cidade e com isso, mais atrasos. Períodos de férias tendem a ser muito mais tranquilos para o trânsito, entretanto, os ônibus circulam em menor frequência. Esteja atento a estas mudanças para planejar seus horários.

É melhor sobrar do que faltar

Insira pequenos períodos de tempo entre agrupamentos de atividades ou ao final de uma rotina. Se sua rotina leva 45 minutos, por exemplo, calcule 55. Se você precisa de 1 hora para ir pro trabalho, calcule 1h e 10min. Como dizia minha avó: nessa vida, é melhor sobrar do que faltar.

O segredo dos segredos pra evitar atrasos: CONTE O TEMPO DE TRÁS PRA FRENTE

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O maior segredo para planejar seu horário e evitar atrasos é contar o tempo de trás pra frente. Contar o tempo de trás pra frente liga todas as etapas de maneira mágica. Veja o exemplo abaixo:

Rotina normal:

  • Acordo
  • Tomo banho
  • Me arrumo
  • Preparo e tomo meu café
  • Saio para trabalhar
  • Caminho até o ponto de ônibus
  • Pego o ônibus
  • Caminho até o trabalho
  • Chego no trabalho

Rotina para calcular horários:

  • Chego no trabalho
  • Caminho até o trabalho
  • Pego o ônibus
  • Caminho até o ponto de ônibus
  • Saio para trabalhar
  • Preparo e tomo meu café
  • Me arrumo
  • Tomo banho
  • Acordo

A partir do último horário é que você vai conseguir calcular a que horas deve acordar! 

Rotina calculada:

  • Chego no trabalho –  08:00
  • Caminho até o trabalho – 07:50 (10 minutos de caminhada)
  • Pego o ônibus – 07:00 (50 minutos de trajeto)
  • Caminho até o ponto de ônibus – 06:55 (10 minutos de caminhada + 5 minutos de folga)
  • Saio para trabalhar – 06:50
  • Preparo e tomo meu café – 06:30 (20 minutos )
  • Me arrumo – 06:20 (10 minutos para me arrumar)
  • Tomo banho – 06:05 (15 minutos para o banho)
  • Acordo – 05:55 (10 minutos para o soneca)

A partir deste modelo, você pode calcular QUALQUER rotina e parar de chegar atrasado pra sempre! 

Teste e veja se funciona pra você.

Compartilhe com quem não tenha visto esse post. Informação boa é informação compartilhada! 😉

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