Domingo, 10h da manhã.

Você acorda naturalmente, se sentindo em um hotel de luxo. Você não precisou do despertador, pois dormiu bem o suficiente para acordar sozinho e se sentir descansado. Você se levanta, prepara seu café e faz seu desjejum, certo de que aquele vai ser um dia maravilhoso em que terá (finalmente) tempo livre para FAZER O QUE QUISER! Não há nada no horizonte das tarefas. Nada mesmo!

giphy8

Poderia ser a cena perfeita, mas não é né? Na verdade você acorda, prepara e toma seu café. Senta no sofá e pega o telefone, onde fica zapeando nas redes sociais por meia hora ou mais. Você para e pensar: “Oba! Hoje que tenho tempo livre vou continuar a ler aquele livro.”, mas a ideia não parece tão boa. Então você tenta aprender um novo idioma, mas não era bem isso que você queria. E assim, uma atividade por vez, você tenta fazer várias coisas, mas nenhuma te agrada, além de roubar todo seu tempo livre. E de repente, você se assusta: já é domingo à noite e você não fez nada que queria e sente que desperdiçou todo seu dia. Sabe aquela velha história de: quando eu posso, não me lembro e quando me lembro, não posso? É exatamente isso!

giphy9

Escreva as tarefas que quer fazer

Uma solução para a falta de criatividade quando surge o tempo livre (ou mesmo quando ele é planejado) é fazer uma lista de desejos. Você pode comprar um caderninho ou bloco de notas e ir anotando ao longo das semanas o que gostaria de fazer no tempo livre. A lista pode conter as mais diversas atividades como: fazer um jantar completo para mim, colocar a série tal em dia, dar continuidade no livro tal, montar os nichos que comprei. Ao longo das semanas, você anota todas as ideias que tiver e que a falta de tempo não te deixam colocar em prática. Se você tem 1 dia livre por semana, pare 1 dia antes para fazer o próximo passo: estabelecer prioridades.

OS PROBLEMAS DE TER QUE DECIDIR

Ainda que você faça uma lista enorme com opções de atividades a serem feitas quando tiver tempo livre, pode ser que você encontre dificuldades em decidir o que fazer. Decidir não é difícil, entretanto, é uma atividade de força decrescente: quanto mais você decide, menos força pra decidir você terá ao longo do dia. É por este motivo, inclusive, que grandes empresários e diretores de empresas optam por usar o mesmo modelo e cor de roupas no dia a dia. Steve Jobs era um dos que optavam por não ter que decidir a roupa que ia usar, sendo sempre visto com uma calça jeans e uma camisa preta. Quando você gasta sua força de decisão pra fazer escolhas desnecessárias, você se boicota em decisões maiores.

Como decidir o que fazer no tempo livre? 

Decida quais tarefas são prioritárias e qual nível de prioridade cada uma tem. Assim, você já terá decidido anteriormente, qual tarefa será feita assim que você tiver tempo sobrando.

giphy7

A lista de tarefas deve ser uma ferramenta de consulta

É comum que pessoas façam enormes listas de tarefas, afinal, é realmente comum termos mais desejos de atividades para fazer no tempo livre do que tempo disponível. A lista vai crescer e, provavelmente, vai crescer rápido. Você quer visitar seus amigos, terminar um projeto, aprender um novo idioma, assistir aquele filme e mais várias outras tarefas. Entretanto, o tempo é curto e você pode ficar ansioso por não conseguir reduzir a lista com o passar do tempo. Lembre-se: a lista deve ser uma ferramenta de AJUDA, não uma obrigação. Você não DEVE cumprir, ela é um auxílio quando você não consegue ter criatividade para escolher tarefas no dia a dia.

giphy10

Faça sua lista mas não pira, ok?

Se você curtiu esse post, compartilhe com alguém que não tenha visto. Informação boa é informação compartilhada! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s