Chegou a sexta-feira e você não vê a hora de chegar 18:00 pra poder, finalmente, viver sua vida sonhada: saída, descanso e Netflix, MAS, você piscou e chegou o domingo. Você não consegue entender porque seu final de semana durou tão pouco. Sabe por que?

Falta de planejamento

Isso mesmo. Você acha que só por ser final de semana não vai ter que planejar, vai vier como a vida te levar, né? Mas deixa eu te contar uma coisa: quem não planeja a própria vida, está sujeito a viver o planejamento dos outros.

giphy33

Para evitar que seus finais de semana sejam roubados pelas escolhas dos outros, existem algumas atitudes simples, mas que podem mudar completamente sua vida.

Divida as tarefas durante a semana

Você tem roupas e louças para lavar, cômodos para limpar, comidas para preparar (se sua rotina alimentar for bem organizada). Muitas das tarefas gastam muito do nosso tempo porque deixamos que acumulem. Dedicar 15 minutos por dia para as tarefas domésticas é uma solução que ajuda MUITO a desafogar o final de semana. 15 minutos por dia não fazem diferença quando são tomados, mas se usados para produzir, se tornam um milagre. Além dos 15 minutos por dia, você pode planejar para que as tarefas em casa sejam otimizadas, a fim de aproveitar melhor o tempo. Você pode lavar roupas na segunda e guardá-las na quarta, por exemplo.

giphy32

Visite a família em uma via sacra só

Se você já saiu da casa dos seus pais, avós ou qualquer tutor com quem tenha vivido durante quase toda a vida, provavelmente ocorrem visitas além dos eventos como aniversários e datas comerciais. Para evitar o desperdício de tempo, separa um período de um dos dias no final de semana para visitar os parentes. Você pode almoçar com seus pais no domingo e visitar seus avós mais à tarde. Se seus familiares moram próximos uns aos outros, melhor ainda. Trace sua rota de visitas pela proximidade e disponibilidade das pessoas.

giphy34

Coloque o despertador para tocar

Programar o despertador aos finais de semana parece doloroso, mas isso acontece porque nossa mente é extremista demais, sabe? Não é porque colocamos o despertador que precisamos acordar às 06:00 aos finais de semana. Eu não consigo acorda tarde aos finais de semana, por sorte, mas se conseguisse, o programaria para algum horário mediano. Se de segunda à sexta você acorda às 05:30, porque ao invés de levantar às 11:00 no sábado, você não tenta despertar às 09:00. Você teria mais duas horas para aproveitar seu final de semana e dormiria bem mais que nos dias em que trabalha.

giphy35

Aprenda a dizer não

Em algum momento da sua vida você terá conhecido pessoas o suficiente para ter que falar não. As pessoas festejam e convidam quem elas gostariam que estivessem presentes em seus eventos. E se você não sabe falar não, você terá graves problemas. Cada círculo social do qual você faz parte promove happy hours de vez em quando e se você não começar a selecionar os eventos em que comparece, nunca vai ter tempo para cuidar da sua própria evolução. Quem fala sim para tudo, recebe muitos nãos do sucesso.

giphy36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s