O jovem adulto dorme cada vez menos e pior! Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como você pode otimizar seu sono e descansar mais!

1 – Tenha hora pra dormir

giphy15

Ainda que você não durma todos os dias no mesmo horário, estabeleça um limite de horário para ir pra cama. Criar uma rotina é importante para o corpo, pois nosso organismo trabalha bastante por associação. Se você não define um horário para dormir, seu corpo nunca saberá quando enviar a mensagem de “estou com sono”.

O sono é composto por 4 ciclos de 90 minutos, em média. Um destes ciclos é o sono profundo, durante o qual é muito, mas muito difícil fazer alguém despertar. Sabe aqueles dias em que o despertador toca mil vezes e você aperta o soneca ainda dormindo? Muito provavelmente você está em um clico de sono profundo nessa hora. Se você tem hora pra acordar, mas não para dormir, sua quantidade de horas por sono nunca está estável, alterando seus ciclos de sono, fazendo com que você acorde cada dia em um estágio do ciclo de sono diferente.

2 – Noises

giphy14

Receber estímulos auditivos enquanto dorme pode ser prejudicial, mas há exceções. Há alguns tipos de ruídos que não prejudicam o sono além de abafarem barulhos externos. É o caso, por exemplo, do ruído branco, muito usado por quem tem dificuldade para dormir. Há diversos tipos de ruídos e aplicativos onde você pode escutar esses barulhos para dormir, mas cuidado! Se o volume estiver muito alto você pode acabar prejudicando não somente seu sono, como também causar problemas de audição.

3 – Chás calmantes

giphy10

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou uma xícara de chá de camomila esperando ter sono! A natureza oferece uma diversidade de remédios e alimentos que curam. Disso já sabemos! Mas não é qualquer chá que ajuda na hora de dormir. Para ajudar no sono você tem opções como o chá de camomila, melissa e valeriana.

4 – Pare com as redes sociais antes de dormir

giphy11

Já existem estudos que comprovam que as redes sociais causam ansiedade de diversas formas. Reduzir o tempo nas redes sociais já é uma necessidade para o dia, para a noite então, nem se fala. Evite acessar suas redes sociais pelo menos 30 minutos antes de se deitar. Isso ajuda a não encher a mente de informações desnecessárias para serem processadas durante o sono.

5 – Desligue a TV

giphy9

Dormir com a TV ligada pode prejudicar seu descanso durante a noite. Receber estímulos auditivos enquanto dorme dificulta a passagem do sono para a fase mais profunda, fazendo com que o indivíduo descanse menos do que deveria. Se for imprescindível dormir com a TV ligada, ao menos ative um timer para que ela seja desligada após alguns minutos. Desta forma, uma parte menor do seu sono será prejudicada.

6 – Tenha um jantar leve

giphy13

Comer demais antes de dormir não funciona. Se você quer ter uma boa noite de sono, pegue leve no jantar. Quando comemos refeições muito pesadas à noite, deixamos o corpo sobrecarregado e direcionamos boa parte da nossa energia para o estômago, que fica trabalhando a noite toda. Além disso, deitar de barriga cheia pode causar uma série de problemas de saúde como o refluxo gastroesofágico.

7 – Se lembre das coisas boas do seu dia

giphy12

Sabe aquele velho hábito da sua avó de rezar antes de dormir? Talvez você queira aprender algo com isso. O ato de agradecer e seus efeitos têm sido cada vez mais estudado pelos cientistas na psicologia positiva. Fazer uma lista de agradecimentos faz com que você se lembre das partes boas do seu dia e ajuda a ter uma noite de sono tranquila, além de fazer com que sua mente pare com aqueles pensamentos sobre problemas e situações ruins que aconteceram durante o dia.

Se você conhece alguém que não anda dormindo bem, compartilhe esse post. Informação boa é informação compartilhada! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s