Eu estava namorando uma fritadeira a ar há mais de um ano. É comum que eu fique babando em algo durante um bom tempo antes de decidir comprar. Se tem algo que faço, antes de adquirir um produto, é pesquisar. Vejo opiniões contra, a favor, leio tudo que consigo a respeito. À medida em que o ano passa, vou inserindo meus desejos de compra em uma lista e quando surge a oportunidade (que é uma mistura de dinheiro disponível com boa relação de custo e benefício), bato o martelo e compro!

Na última Black Friday comprei uma fritadeira a ar. Para quem não conhece, é um eletrodoméstico inventado pelos deuses do Olimpo, capaz de tornar sua vida mais prática e saudável. Brincadeiras à parte, a responsável pela invenção da tecnologia “air frying” é a Philips, que durante um bom tempo, deteve a patente sobre este método de preparo dos alimentos. Entretanto, a patente caiu, o que possibilitou que várias empresas pudessem desenvolver suas próprias fritadeiras a ar (meu bolso agradece).

Na sexta-feira que segue o dia de ação de graças nos EUA (também conhecida como Black Friday), achei uma oferta ótima e comprei minha fritadeira. Ela chegou e já mostrou a que veio! Nos primeiros dias, assei pães de queijo. Apesar de o aspecto não ficar tão bonito quanto o do pão de queijo assado em forno, ficou bem gostoso. “Mas espera aí! Você não tinha comprado uma FRITADEIRA?”

SIM!

Esse procedimento de preparo de alimentos (air frying) funciona como um forno também. O preparo do alimento é feito de maneira saudável, pois utiliza a circulação do ar para cozinhar, assar e dourar alimentos. A diferente é que além de assar alimentos, a fritadeira é capaz de preparar alguns pratos com a textura muito semelhante à de um processo de fritura, por isso o nome fritadeira.

Não ganho para isso, mas a título de informação, comprei uma fritadeira da Oster, por um valor bastante simbólico, já que ela tem me trazido muitos benefícios. Como disse, nos primeiros dias assei alguns pães de queijo e ficaram ótimos. Ontem, a ousada aqui teve a coragem de preparar um jantar todo na fritadeira. Seguem minhas impressões.

>Apenas por questões práticas, vou chamar a fritadeira a ar de “Air Fryer”. Este é o nome da fritadeira da Philips, entretanto, também é o nome mais conhecido na internet. Como quando a pessoa chama esponja de aço de Bombril, sabe? <

Jantar na Air Fryer

Comprei alguns espetinhos de peito de frango para preparo em churrasco, já temperados. Retirei os espetinhos do palito, forrei a grade de fritura da air fryer com papel alumínio e acomodei os peitos de frango no aparelho. No meu aparelho há um desenho indicando o tempo e a temperatura para o preparo de coxas de frango, que é de 20 minutos a 200ºC. Quem cozinha um pouquinho sabe que a coxa do frango é mais úmida que a carne de peito. Sendo assim, pensei que se utilizasse a mesma temperatura no preparo, provavelmente ficaria bem seco. Coloquei a carne a 180ºC por 20 minutos, então e rezei. Com 10 minutos de preparo, abri a bandeja e ainda estava bastante cru. Com 15 minutos, os pedaços de peito já davam sinal de que estavam quase prontos. Com 20 minutos de preparo eles ficaram ótimos.

Retirei os pedacinhos de peito de frango da Air Fryer segurando o papel alumínio nas bordas (pois estava bem quente) e andando em direção a um prato, PLOFT! O papel alumínio rasgou e todo meu frango foi parar no chão. É isso aí, meus amigos, aqui o processo é real. Por sorte, tinha mais frango na geladeira, o que me permitiu repetir todo o processo.

O ponto positivo: testei a receita 2 vezes no mesmo dia, então ela funciona MESMO.

Fui para a batata frita! Com as batatas (congeladas e industrializadas, vale ressaltar), deixei o tempo exato indicado pela marca da fritadeira. Mas, como sou desconfiada pra caramba, olhei aos 10, aos 15 e aos 18 minutos. E ainda bem que olhei, já que o tempo e temperatura recomendados pela Oster, deixam a batata bastante tostada (o que eu não curto muito). Mesmo assim, as batatas ficaram bem gostosinhas.

O gran finale

Como o clima do jantar era churrasco e porção, arrisquei fazer um pão de alho na grelha da fritadeira. O modelo que comprei vem com uma grade para dourar alimentos. Coloquei a maior temperatura (200ºC) a 5 minutos e tive que tirar com 3, pois o negócio tosta MEIXMO!

jantar

O tempo de preparo para isso tudo foi de 65 minutos por causa do frango que se atirou no chão devido a uma falha de processo da chef responsável pelo preparo do prato! Contando o tempo do que NÃO foi desperdiçado, podemos considerar 45 minutos de preparo para um jantar muito gostoso, que não envolveu picar nem refogar nada.

Conclusão: se estiver dentro do seu orçamento, COMPRE UMA AIR FRYER. Você não vai se arrepender! Meu próximo objetivo agora é testar novas receitas e ir otimizando para usar o melhor que esse eletrodomésticos tem a oferecer.

Se você gostou desse post, compartilhe. Informação boa é informação compartilhada! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s