A internet está presente nas nossas vidas, desde que acordamos até o momento em que vamos dormir. Originária de um projeto militar durante a Guerra Fria, a internet se popularizou e se tornou parte do cotidiano. Com a chega dos smartphones, ficamos conectados quase que 24 horas por dia. Mas, será que você sabe como navegar na internet da melhor maneira possível?

A cada clique, diversos dados são gerados nos chamados logs. Tecnológico demais esse papo, né? Não é sobre essa parte profunda da internet que falaremos hoje. Hoje vamos te ensinar a ter um comportamento mais responsável com a rede mundial de computadores.

1 – Evite se cadastrar em sites por impulso

giphy-13

É muito fácil se cadastrar em qualquer site que você queira. Basta digitar seu nome, e-mail e mais algumas informações solicitadas. O problema é: de facilidade em facilidade, acumulamos muita informação desnecessária. Quando nos cadastramos em um site, é como se fornecêssemos nosso endereço para alguém nos mandar cartas sempre que quiserem. O e-mail é sua caixa de correio virtual, portanto, quando fornecemos nosso endereço de e-mail para diversos sites, sem nem parar para pensar (por puro impulso), de repente nos deparamos com aquela caixa de entrada com 45 e-mails, TODOS OS DIAS!

Uma regrinha básica que costuma usar para não sair me cadastrando por aí é me perguntar se aquele site vai ter algo a me oferecer daqui a 6 meses. Se a resposta for não, não me cadastro.

2 – Se fez login, desfaça

giphy-14

Se você costuma acessar suas contas – seja de e-mail, do Facebook ou qualquer outro site – saiba que deve cuidado redobrado. As senhas que usamos para nos conectarmos às contas pessoais não devem ser compartilhadas. A curiosidade matou o gato, já dizia minha avó. Pode ser que você acesse algo particular em um computador de um amigo ou parente e você pode acabar tendo sua conta vasculhada. Além disso, não deixar sua conta conectada diminui o tempo de conexão, deixando suas senhas menos suscetíveis a ataques de hackers.

Um adicional: evite digitar senhas quando estiver muito próximo a outras pessoas, principalmente se não for uma pessoa de confiança. Não que você seja algum personagem do CSI e tenha algum código secreto do governo para esconder, claro. Entretanto, se suas informações fossem tão públicas, não precisaria de uma senha, não é mesmo?

3 – Escolha senhas seguras

giphy-15

Sua senha de e-mail deve ser tão forte quanto uma senha de banco. Por mais que você não consiga enxergar isso, a informação pode ser mais valiosa que o dinheiro. “Ah, mas não se compra nada com informação”. Diga isso para os espiões russos, queridinho! É bom que sua senha tenha alternância entre caracteres especiais, números e letras. Em geral, os próprios sites costumam indicar sobre a segurança de uma senha, quando você começa a digitar. Caso o site não ofereça essa informação, uma rápida pesquisa no Google em sites geradores de senha podem te ajudar bastante.

4 – Saiba identificar correntes (e pare de compartilhar isso)

giphy-12

Sabe aquelas mensagens que chegam pra você e dizem que se você não repassar para um número específico de pessoas, seu dia não vai ser feliz? Isso é uma corrente. Esse tipo de mensagem só serve para uma coisa: poluição mental. Vamos pensar aqui rapidinho:

Você recebe uma corrente de uma amiga e repassa para sua filha, sua tia, sua irmã, sua nora e seu pai. Seu pai recebe e repassa para você, sua tia, sua filha, sua irmã e sua nora. Sua nora Recebe e passa para você, sua irmã, sua neta, a irmã dela e seu pai. Você tá perdido, né? Viu quantas vezes você recebeu a mesma informação? Agora multiplique isso por alguns milhões (que é o número de usuários no Whatsapp). Imagine o caos que você ajudou a criar! Evite compartilhar correntes, por mais engraçadas que possam parecer.

5 – Cuidado com os rastros que você deixa

giphy-16

Se você tem um mínimo de suspeita no que se refere a teorias da conspiração, saia da internet já! A internet te manipula, O TEMPO TODO. Cada clique fornece uma série de dados para algum servidor e estes dados podem ou não ser vendidos para empresas. Um bom exemplo: o Google Chrome é um navegador da empresa Google. Quando você vê alguns produtos  e demonstra interesse, ou mesmo envia um e-mail pra alguém falando sobre comprar uma camisa, costuma aparecer uma propaganda de camisa enquanto você navega, já reparou? Pois é! Isso não deve ser coincidência. Não tenho provas, mas tenho fortes convicções. O que faço para confundir o algoritmo é pesquisar sobre outros produtos que não tenho interesse. Desta forma, evito a formação de padrões de consumo. Além disso, quase sempre uso um recurso do navegador que se chama “navegação privada”. Neste tipo de navegação, histórico de acesso e cookies não são gravados, o que faz com que você forneça menos dados para os servidores da empresa responsável pelo navegador que você utiliza, seja Google Chrome, Internet Explorer ou outro.

Pergunte a alguém que tenha mais domínio

giphy-17

A internet é algo relativamente novo. Há muitas pessoas que já nasceram habituados, mas grande parte de população não sabe ainda utilizar da melhor forma os recursos digitais. Quando queremos fazer o bolo perfeito, antes de ir no site procurar uma receita, você pergunta para sua avó, não é mesmo? É normal procurarmos a opinião de especialistas. Para a internet não é diferente. Se você não está conseguindo criar sua conta de e-mail, navegar no site, instalar um complemento ou qualquer outra ação que você sequer tenha compreendido do que se trata, procure ajuda. Há acordos que fazemos sem ler que podemos nos trazer grandes prejuízos, portanto, se você não entendeu ou não sabe como agir, procure auxílio de alguém que saiba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s