O que é Planejamento?

De acordo com o Google, planejamento é o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes. Há quem surte só de ouvir falar em planejamento. As pessoas costumam associar planejar a uma vida engessada e monótona.
Na minha definição, planejamento é o passo a passo que compreende:
  • Traçar metas
  • Traçar uma data para atingir essas metas
  • Analisar como vai alcançar estas metas
  • Listar ferramentas e métodos que você vai utilizar para alcançar estas metas
  • Executar os planos que você fez para atingir os objetivos traçados
  • Revisar os objetivos, se estão de acordo com os planos
  • Corrigir erros e realizar ajustes necessários para alcançar as metas
  • Refazer o planejamento, se precisar de ajustes

Planejar é a melhor maneira para dar sentido à vida, já que você estabelece objetivos, luta por eles, vence e fica feliz! Ou então, quando você não consegue alcançá-los, você aprende algo e isso também é maravilhoso!

giphy-14

Um breve histórico de como você pode amar planejar e sequer saber

Comecei a me interessar por planejamento antes mesmo de me tornar uma profissional da organização.  Há 11 anos, quando cursava Letras, durante uma boa parte das aulas eu passava fazendo contas e projeções de gastos e ganhos. Meus cadernos de literatura e linguística tinham, pasmem, páginas e páginas de cálculos. Entretanto, ainda não tinha percebido que eu gostava de planejar! Foi assim durante o restante dos anos. Quando íamos viajar, adorava planejar a viagem e escolher locais para ir, pequenas metas a cumprir. No dia a dia, estou sempre pensando em objetivos futuros. Por um lado isso é bom, já que minhas decisões acabam ficando bastante embasadas. Entretanto, o planejamento tem seu lado ruim, que é quando achamos que apenas planejar basta. E aí caímos na velha história de planejar, planejar e nunca agir.

giphy-15

Aprendendo a agir

Nosso cérebro é danado e quando planejamos alguma atividade de maneira detalhada, ele pode pensar que já estamos “fazendo algo a respeito”. Isso é um grande problema, quando você não tem o ímpeto de agir para atingir seus objetivos. Eu passei por anos de projetos inertes enquanto planejava, sempre com medo de executar. Executar faz com que a gente erre e ninguém quer errar! Ao longo dos anos, fui me frustrando já que eu planejava muitas tarefas e objetivos, mas não conseguia nenhum resultado concreto. E sabe o pior? Eu ainda conseguia me indignar. Pensava que minha vida não ia pra frente, quando não ia mesmo. Mas não ia pra frente, porque eu estava sempre no mesmo lugar. Para planejar, basta sentar a bunda na cadeira. Para executar, você precisa cair no mundo! E foi isso que aprendi criando o Ficou Ótimo.

Durante meses eu fiquei planejamento como seria um blog de otimização e organização pessoal. MESES! Até que um dia, eu comprei um domínio, criei o template e inaugurei o blog. Há três meses eu começava o Ficou Ótimo e o que eu aprendi sobre planejamento neste tempo foi:

  • Planos sempre precisam de ajustes constantes porque a vida é complexa
  • Os fantasmas da autoestima vão te perseguir todos os dias, mande eles irem à merda faça o que você quer assim mesmo
  • Quando os planos não saem de acordo com o que imaginamos, não é ruim. As vezes nossa ideia inicial era uma grande merda, mas não enxergávamos isso
  • Metas não servem de nada se você não está ajudando alguém com o que você faz (nem que seja você mesmo)
  • Faça e faça rápido. Se você arrisca rápido, erra e corrige rápido
  • Escolha uma frase pra combater seus medos: “Eu vou fazer e dane-se” ou então “eu não quero fazer nada perfeito, só quero algo pronto”

giphy-16

Muitas vezes achamos que temos problemas com planejamento, disciplina ou qualquer outra etapa do processo de montar um negócio, estudar para uma prova ou qualquer outro projeto. Porém, o que costuma acontecer de verdade é uma batalha mental enorme, que sequer percebemos. Nossa mente é nosso pior inimigo. Nenhum concorrente pode te derrubar tão brutalmente quanto você mesmo! Escolha, portanto, técnicas para “se enganar”, frases para se encorajar e barrar o senso crítico. Assim, você vai conseguir agir, se permitir errar, aprender e refazer, até que um dia, você vai ficar tão bom naquilo, que nem vai se lembrar mais daquela pessoa medrosa, quando tudo começou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s