Não confio na Wikipédia!

Wikipedia é uma enciclopédia online, que pode ser acessada através do endereço do seu site: http://www.wikipedia.com.br. Que maravilhoso! Uma enciclopédia online, que pode me ajudar a fazer diversos trabalhos, consultar informação e isso tudo de graça. Poderia ser lindo assim, mas na prática o discurso é outro.
Eu já CANSEI de ouvir que trabalho citando a Wikipedia não é confiável.
Para quem se formou em uma escola de Ciência da Informação, é de se esperar que lá (na escola) seja a fonte mais segura para se aprender que tipos de fontes de informação, ou seja, lugares onde vamos para buscar informações, são confiáveis.
Eu ouvi durante longos quatro anos que a Wikipedia não era confiável. Ouvi isso de professores, alunos e coordenadores. Ouvi isso de gente que não era da Ciência da Informação, mas também ouvi isso de cientistas biólogos. Ouvi isso de médicos, engenheiros e até mesmo cozinheiros.
Mas como curiosa que eu sempre fui, não me contentava com a opinião de certas “autoridades” que a sociedade nos ensina a respeitar. Eu sempre questionei. Desde que me entendo por gente. Quando era criança, lembro de questionar porque eu devia lavar louças e meu irmão não. Não vou entrar em culturas, preconceitos, nem se as regras eram justas ou não. Mas o que era mais marcante para mim era o fato de que eu não me contentava com comportamentos que eram repetidos sem sentido, sem explicação. Não me contentava com explicações vazias. E essa maneira de ver o mundo me perseguiu continuamente. Uma mente inquieta e rebelde.
Quando minha mente inquieta se chocou com os engessamentos do sistema tradicional de ensino, só consegui pensar em como havia toda uma cultura instituída para doutrinar, ainda que não de propósito, uma massa grande da população, que acreditava (e ainda acredita), ser o sistema tradicional de ensino a única maneira de se obter sucesso na vida.
Neste ponto, no auge da faculdade, eu, que já era mais vivida, decidi parar de bater de frente e jogar o jogo do engessamento cerebral que a maior parte das faculdades oferecem. Decidi não questionar meus professores, educadores, colegas e mais outros sobre a tal Wikipedia ser ou não confiável. Ela era confiável pra mim, isso me bastava.
Ainda que eu não pudesse, por uma limitação de paradigmas de outros, usar a Wikipedia como fonte segura para criar meus trabalhos (ou sequer citá-la despretensiosamente como parte componente da atividade), eu a lia, continuamente. E com isso vi sua evolução.

A WIKIPÉDIA NO COMEÇO

No início, quando surgiu a Wikipédia, ela podia sim ser editada por qualquer pessoa. Provavelmente daí é que veio a desconfiança de diversos profissionais, em especial professores, quanto à sua credibilidade. Entretanto, o cenário mudou! Hoje o site dispões de um grupo de admnistradores, que cuidam dos conteúdos, de modo a garantir a qualidade, controlar as edições realizadas e até mesmo evitar vandalismos com as páginas. Se avaliarmos o site de antigamente  – para quem é das antigas na internet – e hoje em dia, é possível ver o quanto a Wikipedia cresceu e, em paralelo, evoluiu, oferecendo muito mais conceitos, com conteúdos mais completos. Além disso, podemos notar também que uma área se tornou mais robusta: o setor de REFERÊNCIAS.
Para quem não sabe, rmateriais de referência são conteúdos relativos à temática que vocÊ está lendo, nos quais o autor se baseou para produzir aquele conteúdo. Quando dizemos que alguém ou algum conteúdo são nossas referências, na verdade estams dizendo que nos baseamos naquela pessoa ou conteúdo para agir, nos inspiramos nele/nela.

OK, MAS E DAÍ QUE A WIKIPEDIA TEM REFERÊNCIAS?

Que a Wikipedia tem referências, você já deve saber, se já rolou a página do site para baixo alguma vez quando estava consultando alguma informação. A questão aqui é: diga-me com quem tu andas, que eu te direi que você é uma fonte confiável. Um conteúdo considerad uma boa fonte de referência são os produzidos e publicados em artigos científicos, devido à neutralidade e metodismo com que os estudos são realizados.
Desde que a ciência foi descoberta, ela só se fortaleceu, portanto, tudo que é produzido em meio científico, já tem imensa crediilidade. Para ser publicado, um conteúdo científico é analisado por pares, que nada mais são que outros cientistas, que validam o trabalho original que foi produzido.  UAU, isso sim é um conteúdo confiável né?

AÍ É QUE TÁ O PULO DO GATO < OU A REVIRAVOLTA DA ENCICLOPÉDIA ONLINE >

Quando você rola seu mouse, despretensiosamente pra ver quais as referências para um conceito na página da Wikipedia, você toma uma enxurrada de referêcias científicas.
É AÍ QUE ELA GANHA TODA A CREDIBILIDADE QUE MERECE.
Hoje, devido ao imenso trabalho de revisão e controle realizado pelos usuários administradores da Wikipedia, podemos confiar nos conceitos que estão escritos, já que eles foram construídos tomando como base artigos científicos e conteúdos produzidos por especialistas no assunto.
Outra seção, também no fim da página, que informa sobre conteúdos confiáveis que foram utlizados para construir um conceito na Wikipedia é o link “Ligações Externas”.
Mais uma informação legal é que tanto as referências, quanto as ligações externas são clicáveis. Isto quer dizer que quando você clicar no link, você será redirecionado para a página onde está armazenado aquele conteúdo. Legal, né?
ACESSO À ENCICLOPÉDIA LIVRE

Para acessar a Wikipédia, basta clicar AQUI, ou colar o link abaixo no seu navegador:

Se você tinha dúvidas quanto à credibilidade da Wikipédia, espero que este artigo tenha esclarecido as coisas pra você. Será que agora eu consegui tirar um pouco daquele mito de que a Wikiedia não é um site confiável? Se sim, me conta aqui nos comentários. E se não, me diz o porquê?
Um beijo grande!
.
.
.
.
.
.
.
.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: