Qual personagem de videogame é você no trabalho?

Se conhecer é o primeiro passo pra otimizar sua rotina, suas tarefas e se tornar mais produtivo. Produtividade é algo que se pode alcançar, é treinável, mas para isso, é necessário que você conheça suas fraquezas, suas qualidades e como você pode melhorar.

Hoje eu trago um conceito que eu nunca vi por aí, mas ainda não tenho a pretensão de dizer que eu o inventei. Vim falar do “Perfil Executor”!

Perfil executor é o conjunto de características que você tem que te fazem agir de maneira diferente de outras pessoas. É a maneira como você executa suas tarefas no trabalho, como você trabalha, ou seja, como você produz! Todo mundo executa alguma coisa e o perfil executor é o COMO, a maneira como as tarefas são executadas, a forma como você realiza suas ações, para alcançar seus objetivos.

Hoje eu trouxe alguns perfis que criei, com base em jogos de videogame (que sou fã)! Além de conhecer seu perfil executor, você vai saber como aproveitar melhor suas características e como trabalhar pontos que precisam ser melhorados.

Mario Bross –  Não pode ver um cano, que já quer entrar. Não dá muita importância para as moedinhas pelo caminho, porque tá sempre em busca das 5 moedas de ouro que vão salvar sua vida ao final (foca no objetivo grande e ignora as pequenas etapas). Mas aí você se esquece que a cada 100 moedinhas, você ganha uma vida. E perde a oportunidade de “de pouco em pouco” conquistar as etapas das suas atividades, porque ficou pensando nos objetivos maiores o tempo inteiro.

Como melhorar? => Entenda que os pequenos objetivos são tão importantes quanto os maiores, já que são pequenos degraus deles. Foque em pequenas conquistas, pois além de serem pedaços das grandes vitórias, trazem a sensação de vitórias constantes, dia após dia.


Sonic – Ele é meio doido e sai correndo igual um desesperado executando e não para pra pensar um minuto sobre COMO ou O QUE vai fazer com as dificuldades no caminho.Isso faz com que você às vezes conquiste o objetivo, mas não necessariamente da melhor forma. Muitas vezes você gasta muito tempo, já que dá umas topadas em uns espinhos pelo caminho, onde perde muitos recursos. Às vezes está tão cego em executar sem parar pra pensar, que se machuca tanto no caminho e sequer consegue terminar o objetivo, não consegue alcançar a meta.

Como melhorar? => Trace uma estratégia de quais passos você vai seguir antes de começar uma tarefa. Para isso, o melhor a fazer é se perguntar: “o que eu quero alcançar através dessa tarefa?” Muitas vezes, só essa resposta já é capaz de orientar nossa forma de trabalhar ao longo do dia.

Fonte: https://www.pinterest.cl/pin/357473289150474758/

Dixie Kong – dá seus pulos, é a preferida dos chefes para executar as atividades coringa e usa seus próprios recursos para se virar em qualquer situação. Tem colegas de trabalho que não tem grandes habilidades, mas sabe exatamente quando e a quem recorrer em cada momento, o que te torna uma executora inteligente e de grande capacidade analítica. Avalia o cenário, e faz cada micro-tarefa que vai te ajudar no objetivo final do jogo, mas sempre de olho no DK, o objetivo que realmente importa e que abre caminhos para o que quer alcançar.

Como melhorar? => Cuidado para não achar que você é a melhor só porque tem boa capacidade analítica. Nem só de análise vivem os objetivos. É preciso ter boa capacidade de abstração, força e habilidades circenses vez ou outra, coisa que seus colegas tem de sobra. Eles não estão ali do seu lado a toa. Aprenda a enxergar valor nas pessoas além de como elas podem TE ajudar.

Fonte da imagem: https://portalsportszone.com.br/especial-top-gear-1/

Piloto de Top Gear 1 – Corre pra fazer a tarefa,  tenta executar o mais rápido possível, mas não presta atenção no nível de energia e as vezes para no meio do caminho porque faltou combustível. Muitas vezes, deixa pra parar pra descansar no momento em que todos estão mais ativos, o que te faz ficar pra trás constantemente.

Como melhorar? => Se monitore com mais constância e em áreas diversas da vida. Veja quais comportamentos drenam seu combustível, como por exemplo, começar o dia lendo redes sociais ou ficar muitas horas sem comer. Aprenda a se conhecer, pois você tem que ser especialista na sua melhor ferramenta de execução: você mesmo.

Fonte da imagem: http://condor16bits.blogspot.com/2012/10/analise-do-jogo-top-gear-2-br.html

Piloto Top Gear 2 – Seu nível de energia não é mais uma preocupação, já que você sempre tem combustível (aprendeu a lidar com seu corpo, cabeça e recursos em geral). Você mede bem em quais cenários se desempenha melhor e entende que todos os ganhos devem voltar em investimento se você quer melhorar sua performance para os próximos objetivos. A cada pequena tarefa você incrementa suas ferramentas e métodos, chegando ao pódio da execução várias vezes.

Como melhorar? => Cuidado para não pirar na produtividade e passar todo seu tempo livre trabalhando e tentando melhorar. Estafa mental existe e aparece nos momentos mais ingratos. Dê ao seu corpo e cabeça momentos de descanso, afinal, escolher a cor do carrinho pode parecer fútil, mas não só de trabalho duro, árduo e pesado se faz a vida.

Se você gostou desse texto, compartilhe com seu colega de trabalho geek, que vai aprender a lidar melhor com seu perfil executor, sem abrir mão da maravilha que é falar de videogames.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: