Pare agora de escrever o que não precisa

Uma das coisas mais valiosas que aprendi com especialistas em organização foi a REPRESENTAR a informação de maneira prática e enxuta.

Quando escrevemos é comum perdermos a linha de raciocínio com facilidade. Qualquer melhoria que nos faça não ter que sair daquela linha de pensamento, ajuda demais!

Quando aprendemos a representar as informações com o MÍNIMO de palavras possíveis, produzimos mais e a concentração fica surreal!

Um exemplo pra você que vai escrever suas tarefas a fazer é pensar: “eu posso escrever isso aqui com menos palavras?”. Se a resposta for sim, REESCREVA!

Mas, Raissa…se eu ficar reescrevendo meus textos eu vou perder ainda mais tempo. SÓ NO COMEÇO. Depois você vai criar o HÁBITO de escrever de maneira mais direta e o processo vai fluir naturalmente.

Eu gosto de explicar com exemplos, então aqui vai um:

Vamos supor que você é uma produtora de conteúdo sobre saúde dos cabelos, que fazia escova progressiva e decidiu gravar um vídeo sobre seu processo de transição capilar

Ao invés de anotar na sua lista de tarefas “Fazer capa para vídeo do Youtube – Processo de Transição Capilar”, você pode escrever “Capa – Vídeo – Transição”, afinal, você já sabe que tem que fazer a capa e provavelmente só vai ter um vídeo de transição capilar no seu canal, pra quê escrever uma frase gigante pra te lembrar de algo quando menos palavras são suficientes?

Veja bem que no título “Capa – Vídeo – Transição” você tem tudo que precisa saber, para IDENTIFICAR o arquivo, quando for procurar no seu computador. .A palavra CAPA te indica que não é uma foto usada no meio do vídeo. A palavra VÍDEO te mostra que aquela arte que você produziu não é uma imagem para Instagram, mas sim um vídeoA palavra TRANSIÇÃO te fala exatamente sobre qual assunto é aquela capa de vídeo

À medida em que você substitui o hábito de escrever suas listas e tarefas com menos termos, vai perceber que ganha agilidade e muita praticidade no dia a dia, melhorando muito sua produtividade.

Se sua mente pensa simples, escreva simples! Ser simples é a receita do sucesso!

E você, já usa algum truque para reduzir as palavras no seu dia a dia? Me conta aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: