5 verdades sobre aprender online

Muita gente adora o mundo online. Acha que o online dá liberdade, que é um soltar de amarras no meio de tanto engessamento na vida. Mas há uma parte que as pessoas não te contam, que são as verdades sobre como é aprender e estudar na internet. Na internet, ainda que você esteja fazendo faculdade, tudo é POR SUA CONTA. E aí que mora o perigo. Mas eu vim te ajudar com essas verdades que você deve ter em mente antes de se matricular em algum curso na Internet.


1 – Você precisa marcar horário para assistir as aulas

Esse negócio de “vou ver assim que liberar um tempinho” não funciona e você sabe disso. É melhor você marcar um horário fixo, como acontece nas faculdades presenciais, ou como acontecia na sua escola. Criar um compromisso é muito importante, pois é o pontapé inicial para que você possa concluí-lo.


2 – Se inscrever em um curso não vai fazer com que você entenda do assunto

É aquela velha piada de “Uai, eu já me matriculei na academia, também preciso IR pra poder emagrecer?”. Você pode achar que é brincadeira, mas nosso cérebro entende que, quando você compra um conteúdo, você já concluiu uma parte daquela missão e ele meio que se dá por satisfeito com isso.E isso é um perigo, porque você passa a ser um acumulador de materiais online, mas não faz nada com isso. Se matricule em poucos cursos, mas faça todos.


3 – Seu cérebro não é confiável. Aceite isso e comece a anotar as informações

Querer confiar na nossa cabeça para guardar informações é um ato de vaidade que todos temos. E a diferença entre pessoas que conseguem parar com o ciclo vicioso de só acumular informação de maneira compulsiva e as que conseguem aprender assuntos de verdade, é que uma não anota e a outra sim.Anotar é aliviar sua cabeça para ela fazer o que sabe melhor: raciocinar. Você pode anotar em um caderno, um bloco de notas, vários post-its ou em uma ferramenta online (eu uso o Evernote). O importante é você saber que precisa ANOTAR e não só assistir às aulas, ler os livros, etc.


4 – Se você tá com fome, você come a coxinha fria mesmo.

Não espere esquentar (ter ânimo) para assistir/estudar o que precisa.
A necessidade é a mãe da ação. Lembra daquela frase da sua mãe “fome é de qualquer coisa, tem comida na geladeira”?Ela dizia isso quando você falava que estava com fome, mas não queria comer comida. Porque sua mãe sabia que NÃO ERA FOME, era só vontade de comer. Você comprou seu curso e agora a necessidade é começar a ver as aulas. E você não pode esperar que os planetas se alinhem, que o dia esteja bonito, que o vizinho não esqueça o alarme do carro ligado e mais um monte de fatores pra concluir seu curso.Levanta e fala: “ok, eu não to afim, eu to puto pra caramba, mas eu vou ver essa porcaria dessa aula”. E repete isso todo dia até concluir. A coragem é reforçada quando você faz atitudes que não queria. Eu sei disso, porque sempre me sinto mais forte quando concluo tarefas que eu estava esperando o momento ideal para fazê-las.

5 – Se comprometa e VIVA o compromisso

Se você decidiu o horário, ligou o computador e deu play na aula, faz isso direito.Não senta na cama e liga a TV de fundo não.Senta na mesa da sua casa, desliga tudo e avisa pra galera que mora com você: “Ow, eu vou ver uma aula agora, blz? Vou estar indisponível nas próximas 2 horas”. Crie um ambiente para que sua cabeça entenda que aquele é um momento de aprendizado. E não precisa ser chato, só não precisa ser de qualquer jeito, com uma postura toda torta, com cachorro passando na frente e etc.

Estes ensinamentos eu aprendi com o curso Reaprendizagem Criativa do Murilo Gun, que é um especialista em criatividade, além de já ter sido empresário de tecnologia entre outras mil coisas. Ele busca revolucionar o aprendizado e eu acredito muito nisso.
O mundo online é maravilhoso, mas ele não faz nada sozinho, a gente tem que cooperar.
Um pão de queijo quentinho pra você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: